terça-feira, 29 de setembro de 2009

Motor Perkins Q20B 6354
* Caracteristicas Técnicas
- Tipo ........................................................ Q20B6. 354
- Nº e disposição dos cilindros................ 6 em linha
- Diâmetro dos cilindros............................ 98 , 43 mm - pol ( 3,875" )
- Curso do êmbolo.................................... 127 mm - pol ( 5" )
- Ciclo......................................................... 4 tempos
- Relação de compressão......................... 16 : 1
- Cilindrada total....................................... 5 , 8 litros ( 354 pol . ³ )
- Sitema de combustão............................. Injeção direta
- Sentido de rotação - Visto de frente.... Horário
- Ordem de injeção.................................... 1-5-3-6-2-4
- Temperatura de funcionamento........... 77º / 98º C
- Pressão de óleo lubrificante................... Min. (2,1 kgf/cm²)
Máx. (4,2 kgf/cm²) rotação maxima e temperatura normal de trabalho.
- Folga das válvulas - motor quente....... Adm: 0,20 mm - pol (0,008")
Esc : 0,43 mm - pol (0,017")
* Potencia e Torque
- Veicular - potência máxima................... 135 CV (99 kw ) a 2800 RPM
- Veicular - Torque máximo..................... 43,2 mkgf (424 Nm ) a 1400 RPM


* Emperramento provocado pelo superaquecimento
Apresentação

Os danos típicos provocados pelo superaquecimento são o emperramento na zona de fogo, respectivamente na zona dos anéis e na região superior da saia. O formato e também a prescrição para as folgas do pistão sãos elaboradas para as temperaturas de operações normais. Devido ao aquecimento excessivo e ao aumento do do diâmetro a ele associado ocrrem o emperramento na região superior do pistão. O caso presete indica a fusão da zona de fogo e dos anéis, como decorrência das falhas na combustão e o consequente aumento do nível de temperatura.

Causa e Efeito
O superaquecimento localizado de maior incidência em motores de combustão devido a fatores tais como a detonação, ingnição por incandecência decorrente da mistura muito pobre, ignição fora de ponto e falhas no arrefecimento não provocam somente o aumento do diâmetro como também a fusão do material do pistão. Esses danos verificam-se independentemente do tempo de utilização do motor. Os pitões possuem - em contraposição aos danos decorrentes das folgas insuficientes - um aspecto bom, quando a distribuição dos esforços na superficie de apoio, que apresenta contudo emperramento generalizado.


Da mesma forma, os defeitos, tais como o deslocamento inclinado do pistão ou a folga insificiente entre pistão e pino ou bucha da biela e pino, podem provocar também um contato localizado. Este pode resultar em um movimento impedido dos anéis. Associado a isso, a vedação precária permite a passagem dos gases de combustão quentes, que não só aquecem intensivamente o pistão como também queimam o filme de óleo do cilindro. O mesmo fenômeno pode ocorrer na fase de amaciamento, devido a solicitações excessivas, quando os gases passam pelos anéis que ainda não vedam completamente. Como cosequência disso, temos o emperramento na zona dos anéis e na região superior da saia.

Solução
Observar a regulagem correta da bomba injetora, o funcionamento dos bicos injetores, bem como o ponto de injeção e a dosagem de combustível corretos, nos motores Diesel. Evitar o emprego de combustíveis de qualidade inferior. Controlar as folgas de montagem do pino e do mancal da biela, bem como verifica a posição angular relativa entre o pistão e a biela ( e a árvore de manivelas ). Após um dano no motor ( emperramento ), deve-se trocar a biela, ou medir com extremo cuidado a posição angular relativa antes de reutilizá-la. Verificar o radiador do motor, substituir o termostato, bomba de água, correias que patinam e os remover depósitos de cálcio localizados no bloco do motor.









5 comentários:

  1. Bom dia, como encontrar o ponto certo da bomba injetora já que a carreta da frente não tem marcação nenhuma.
    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Como achar o ponto do motor perkins 6354?

    ResponderExcluir
  3. Essa potência é com ou sem turbina

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde, alguém poderia me informar quantos litros de oleo vai no motor perkins 6354 do trator massey Ferguson 296???

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe dizer qual o peso a seco desse motor nas versões aspiradas,turbo e turbo aftercooler, estou procurando esses dados e não acho.

    ResponderExcluir